Sobre o Encontro

A qualidade do sistema de Plantio Direto depende de diversos fatores, e passa prioritariamente pela análise do solo e correção da fertilidade do solo na camada arável, bem como a descompactação do solo caso esta ocorra na área, quando da implantação do sistema. Após estes procedimentos iniciais, a manutenção de uma boa palhada na superfície e um sistema de manejo do solo com diferentes espécies vegetais fará com que o sistema mantenha uma elevada qualidade em suas propriedades química, física e biológica. Entretanto, como em grande parte das áreas, o sistema de plantio direto iniciou sem muitos critérios surgindo seguidamente problemas, como acidificação e compactação em subsuperfície, erosão do solo e consequentemente redução no rendimento de grãos.

Assim, como o objetivo de proporcionar um debate sobre os problemas que vem ocorrendo, em 2013, por ocasião do planejamento plurianual para o quadriênio 2014-2017, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina Epagri de Chapecó formalizou como prioridade a retomada de eventos técnicos relacionados à adoção/implantação, ao desenvolvimento e à qualificação do Sistema Plantio Direto, na sua abrangência. Para isso, uniu forças a Instituições de Ensino Superior, Cooperativas Agrícolas, Sindicatos Rurais e Empresas do Setor Agrícola, realizando em maio de 2014 no município de Maravilha - SC, o III Encontro Regional de Plantio Direto na Palha e, em junho de 2016 em Xanxerê - SC, o VI Encontro Estadual de Plantio Direto na Palha, evento alusivo à comemoração dos 30 anos do I Seminário Estadual de Plantio Direto na Palha realizado em junho de 1985, no mesmo município.

Desta forma, o IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha visa ampliar as discussões a partir de novos e velhos desafios que constituem temas para reflexão, aperfeiçoamento e debates quanto ao Sistema Plantio Direto, permitindo envolver pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e técnicos agropecuários da região Oeste de Santa Catarina. Esta será uma oportunidade de renovação de conhecimentos e reflexões sobre o SPD, buscando integrar o conhecimento técnico-científico com a realidade dos produtores rurais.

 

Comissão Organizadora do
VI Encontro Regional de Plantio Direto na Palha

 


IV SRPDP 2017

Chapecó - SC
25 a 27 de julho de 2017
IV edição

Dúvidas?

Maiores informações através do email:

contato@encontroregionalpdp.com.br